Historial da AdeM

 

Depois de um longo percurso, a Águas da Região de Maputo SA, assume, actualmente, a responsabilidade de gestão dos serviços de abastecimento de água à região do Grande Maputo, abrangendo as cidades de Maputo, Matola e vila de Boane.

A história da evolução destes serviços é contada a partir de 24 de Agosto de 1895, data da assinatura do primeiro contrato entre a Câmara Municipal de Lourenço Marques e o Engº Civil, Eugène F. Tissot, de nacionalidade francesa, tendo se concedido a este último, os direitos de exploração e abastecimento de água à então Cidade de Lourenço Marques, por um período de 50 anos. (CMLM, 1952; LIMA, 1972)

Antes de Tissot iniciar a exploração destes serviços, o abastecimento de água à então cidade de Lourenço Marques era feito a partir de nascentes e poços. Mas também existia, no Alto-Maé, uma casa de máquinas elevatórias, pertencente à Câmara Municipal, que tinha como prioridade abastecer água ao hospital militar e ao quartel de Lourenço Marques, para além do pequeno sistema instalado na zona da Ponta Vermelha, cujo concessionário era Tissot. (LIMA, 1972)

Tissot abasteceu água à então cidade de Lourenço Marques a partir desses dois sistemas até 09 de Maio de 1900, data em que cedeu os seus direitos relativos à concessão ao cidadão inglês, John Crosby Ditken Henderson, que também abasteceu água à cidade a partir dos mesmos sistemas usados por Tissot. No dia 13 de Maio de 1903, a mesma concessão foi vendida à The Delagoa Bay Development Corporation, Limited, uma companhia inglesa que, entre 1904 a 1906, instalou os primeiros equipamentos de elevação de água no rio Umbeluzi para abastecer a então cidade de Lourenço Marques. O serviço de abastecimento de água foi explorado pela Companhia até 1945, ano que findou o contrato, embora o mesmo tenha sido prorrogado por dois anos, mas por conta da Câmara Municipal. (CMLM, 1952; LIMA, 1972).

No dia 27 de Outubro de 1947, a companhia concessionária entregou definitivamente à Câmara Municipal os serviços de água e electricidade, que passaram para a gestão do SMAE- Serviços Municipalizados de Água e Electricidade. (CMLM, 1952; LIMA, 1972)

O SMAE geriu os dois serviços até à criação da Empresa Nacional de Electricidade, E.E., através do Decreto-Lei nº 38/77 de 27 de Agosto, data que os Serviços Municipalizados de Água e Electricidade de Maputo e de outras cidades foram integrados na EDM, E.E.

O desmembramento dos serviços de água e electricidade da cidade de Maputo ocorreu com a criação da Água de Maputo, Empresa Estatal, através do Diploma Ministerial nº 32/82 de 23 de Junho.

A Água de Maputo, e.e., herdou o património dos serviços de água que pertencia ao SMAE de Maputo e garantiu os serviços nas cidades de Maputo e Matola, até à constituição da Águas de Moçambique, SARL, a 25 de Outubro de 1999.

Ao abrigo do Quadro de Gestão Delegada do Abastecimento de Água, aprovado pelo Decreto n.º 72/98, de 23 de Dezembro, foi celebrado o Contrato de Cessão de Exploração para o abastecimento de água nas Cidades de Maputo, Matola e Vila de Boane.

A Águas de Moçambique, SARL, foi constituída como uma sociedade comercial de capitais estrangeiros e nacionais, representados pela SAUR Internacional, accionista maioritário francês, AdP de Portugal e MAZI, um grupo de accionistas moçambicanos.

A SAUR Internacional retirou-se da sociedade em 2001, tendo a AdP de Portugal comprado a participação desta na sociedade e mais tarde, em 2010, a AdP vendeu as suas acções ao governo moçambicano, representado pelo FIPAG, que deste modo assumiu a posição de accionista maioritário da sociedade, tendo igualmente em 2011, alterado a denominação social para Águas da Região de Maputo, SA e o respectivo logótipo. Na mesma ocasião, adoptou o slogan "ORGULHO NACIONAL E REFERÊNCIA INTERNACIONAL". (TRICHE, 2009)

Actualmente, a Águas da Região de Maputo, SA (AdeM), já sem accionistas estrangeiros, firmou-se como empresa de capital nacional, com o objectivo de garantir o abastecimento de água na região do Grande Maputo, que para além das cidades de Maputo e Matola, passou a incluir a vila de Boane.

 

Дървени летви - колчета http://www.emsien3.com/letvi от ЕМСИЕН-3
Дървени талпи http://www.emsien3.com/талпи от ЕМСИЕН-3

                                                                                    Copyright © 2018 ADEM. Todos os direitos reservados.

 
image002

Av. Eduardo Mondlane nº 1352.5º Andar.
C.postal nº 2952.Maputo.Moçambique.
Tel.: 258 21 302432 / 325160
Fax.: 258 21 324675
Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
facebook  youtube 2