Historial da AdeM

No período anterior a Independência Nacional o Serviço de Distribuição de Água estava integrada  na então Câmara de Lourenço Marques e era designado por Serviços Municipalizados de Água e Electricidade, (SMAE). A Distribuição de Água e Electricidade às populações urbanas e peri-urbanas era assegurada por esses serviços municipais.
Após a independência, os dois serviços continuaram unificados até que se partiram em duas entidades distintas, criando-se, em 1977, através do Decreto-Lei no 38/77, de 27 de Agosto, a Empresa Nacional de Electricidade de Moçambique, E.E., e em 1981 é criada a Empresa Águas de Maputo, E. E., por Diploma Ministerial


Com a reestruturação, transformação e redimensionamento do sector empresarial do Estado, operado através da Lei no 15/91, de 3 de Agosto, grande parte das empresas estatais foram transformadas em Empresas Públicas, como ocorreu com a Electricidade de Moçambique, E.E. que passou para o regime de Empresa Pública. Esta realidade não se verificou com a empresa Águas de Maputo, E.E. pois a mesma continuou sob o regime jurídico das empresas estatais.


Em 1998, através do Decreto no 72/98, de 23 de Dezembro é criada a base legal que permite a implementação de um Quadro de Gestão Delegada de Distribuição de Água. Nos termos daquele diploma legal, a delegação pode processar-se através de Contratos de Cessação, Cessão de Exploração e Contratos de Gestão
Havendo necessidade de estender a gestão do serviço de distribuição de água a operadores  privados, em 1999, por Escritura Pública de vinte e cinco de Outubro, e no Terceiro Cartório Notarial de Maputo, foi constituída a sociedade Águas de Moçambique, SARL.

Foi naquele âmbito que o Estado Moçambicano, representado pelo Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água (FIPAG) celebrou, em 1999, o Contrato de Cessão de Exploração do Serviço de Distribuição de Água com a empresa Águas de Moçambique, SARL que fora constituída para esse efeito. Inicialmente a estrutura societária integrava a SAUR Internacional, um consórcio francês que era então o sócio maioritário, seguido da Águas de Portugal (AdP) e da MAZI, sendo este último uma entidade que integra um conjunto de empresas moçambicanas. Em 2002 o accionista francês retirou-se da sociedade, tendo a AdP passado a ser o accionista maioritário. Entretanto, decorrendo o 11.º ano de implementação do Contrato de Cessão, a 28 de Dezembro de 2010, em cerimónia pública e solene celebrou-se o Acordo de Aquisição das Acções da AdP-Águas de Portugal na AdeM, pelo FIPAG, passando este a ser o sócio maioritário. Para dar um cunho de autenticidade moçambicana, a sociedade detida maioritariamente pelo FIPAG passou a designar-se Águas da Região de Maputo, SA, ostentando consequentemente um novo logotipo, que deu uma nova marca tendo como slogan ser uma empresa de "ORGULHO  NACIONAL E REFERÊNCIA INTERNACIONAL".

Дървени летви - колчета http://www.emsien3.com/letvi от ЕМСИЕН-3
Дървени талпи http://www.emsien3.com/талпи от ЕМСИЕН-3

                                                                                    Copyright © 2014 ADEM. Todos os direitos reservados.

 
 foto

Av. Eduardo Mondlane nº 1352.5º Andar.
C.postal nº 2952.Maputo.Moçambique.
Tel.: 258 21 302432 / 325160
Fax.: 258 21 324675
Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.