NO ÂMBITO DO PROJECTO DREAMPIPE II

DECORRE A GEOREFERENCIAÇÃO DE CLIENTES EM BOANE

DSC 0870

Arsénio Mate e Tomás Nkumbi
 
No distrito de Boane, província de Maputo, está em curso o processo de georeferenciação de clientes, com o objectivo de garantir a sua identificação, reduzir anomalias, o índice de perdas e aumentar a facturação.
Trata-se de uma iniciativa que já abrangeu mais de quinze mil e oitocentas instalações nos bairros Um, Dois, Três e Quatro, Soweto, Picoco 1 e 2, Gueguegue e Fiche, no âmbito de um projecto denominado Dreampipe.
 
PARTICIPAÇÃO DA AdeM NO CONCURSO
 
Através de convite feito pelo Departamento de Desenvolvimento Internacional do Reino Unido ao Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, o Presidente do Conselho de Administração da empresa Águas da Região de Maputo (AdeM) incentivou os técnicos da empresa a participarem no concurso, desafiando particularmente os colaboradores Tomás Nkumbi e Arsénio Mate para a inscrição e submissão de um projecto.
Com base na análise dos documentos e do guião de preparação do projecto, os técnicos responderam positivamente, tendo escolhido Boane como o local de implementação do projecto, por ser considerada a zona mais crítica da área operacional da Matola em termos de perdas resultantes de água não facturada.
 
FASES E OBJECTIVOS DO PROJECTO
 
Dreampipe II é um concurso internacional lançado em 28 países para o financiamento de iniciativas de redução de água não facturada.
O projecto vai na sua segunda edição e faz parte de um programa quinquenal financiado pelo Departamento de Desenvolvimento Internacional do Reino Unido, visando estimular soluções inovadoras para os desafios relacionados com a água, saneamento, adaptação às mudanças climáticas e acesso à energia por parte de pessoas pobres.
No âmbito do projecto, estão previstas iniciativas visando a identificação e substituição de troços obsoletos, incluindo acessórios e a sensibilização da população para desencorajar práticas fraudulentas e vandalização de condutas.
Estão ainda previstas campanhas de combate às fugas, identificação de clientes ilegais, inspecções casa-a-casa para a remoção de ligações clandestinas, substituição de contadores avariados e a introdução de leituras por via de “Smart Phones”.

 

Дървени летви - колчета http://www.emsien3.com/letvi от ЕМСИЕН-3
Дървени талпи http://www.emsien3.com/талпи от ЕМСИЕН-3

                                                                                    Copyright © 2014 ADEM. Todos os direitos reservados.

 
 foto

Av. Eduardo Mondlane nº 1352.5º Andar.
C.postal nº 2952.Maputo.Moçambique.
Tel.: 258 21 302432 / 325160
Fax.: 258 21 324675
Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.