SAÚDE DOS COLABORADORES

MALÁRIA E GRIPE ENTRE AS DOENÇAS FREQUENTES

 

DSC 0730
Amâncio Pinto de Oliveira, médico de empresa
 
Mais de mil e quinhentas pessoas foram atendidas durante o primeiro semestre deste ano, no posto médico da empresa Águas da Região de Maputo (AdeM), que constitui uma referência no que diz respeito à prestação de cuidados médicos e ao bem-estar dos colaboradores.
Deste número, novecentos e dezanove são colaboradores, cento e onze reformados, quatrocentos e vinte e quatro familiares e oitenta e cinco crianças, com mais de cinco anos de idade.
Dados comparativos indicam que, a cifra representa uma diminuição em duzentos e um casos, o número total de colaboradores, reformados, familiares e crianças atendidas no Posto Medico da AdeM em igual período de 2016.
O médico da empresa, Amâncio Pinto de Oliveira, explicou à nossa equipa de reportagem que o posto médico da AdeM atende, em média diária, pouco mais de 15 pacientes, na sua maioria familiares dos colaboradores, padecendo principalmente de malária, gripe e diarreia.
“Nesta época de inverno, registamos muitos casos de gripe e malária entre os colaboradores, reformados, familiares e crianças com mais de cinco anos de idade”, apontou o médico, que recomenda os colaboradores que trabalham em turnos a terem cuidado com as baixas temperaturas que se fazem sentir na cidade e província de Maputo.
“Os colaboradores da Matola que observam o regime de turnos, porque as noites são frias, devem agasalhar-se convenientemente de modo a evitar gripes”.
 
O QUE DIZEM OS UTENTES
DSC 0738
 
Rosa Ester Manjate, reformada da empresa, elogiou a qualidade dos serviços prestados pelo posto médico da AdeM, referindo que “a administração pensou bem ao providenciar estes serviços. Ajudam os trabalhadores, familiares e a nós os reformados, pois deixámos de percorrer longas distâncias para termos acesso aos cuidados médicos”.
Ester Manjate sugere, por outro lado, a criação de condições para que a empresa tenha uma ambulância.
Por seu turno, Yara Tegane, utente do posto médico, afirma que os serviços prestados são de qualidade mas sugere que se reveja o horário de atendimento.
“Ficamos muito tempo à espera de sermos atendidos. Sempre que venho, sou atendida entre as 10 e 11 horas” .
 
RECOMENDA-SE PRÁTICA DESPORTIVA
No âmbito das acções para assegurar o bem-estar dos colaboradores, a empresa Águas da Região de Maputo tem proporcionado diversas actividades desportivas, com destaque para futebol salão (Futsal) e feiras da saúde com o objectivo de contribuir para a saúde dos profissionais da empresa.
Trata-se de eventos que constituem também um espaço de convivência, que incluem acções educativas e de prevenção de doenças, visando a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores.
CONTROLO ANUAL DA PRÓSTATA
Em conversa com a nossa equipa de reportagem, o médico da empresa, Amâncio Pinto de Oliveira, frisou que a o cancro da próstata é um problema de saúde pública e recomenda os colaboradores da empresa Águas da Região de Maputo a fazerem consultas, no Serviço de Urologia do Hospital Central de Maputo.
O médico explicou que a doença é de evolução lenta e afecta maioritariamente homens maiores de 60 anos de idade e que quando detectado a tempo, o cancro da próstata tem tratamento curativo.
Segundo Amâncio Pinto de Oliveira, os sintomas do cancro da próstata incluem urinar com frequência, principalmente durante a noite, urinar em pequenas quantidades, dores e eliminação de sangue.
Дървени летви - колчета http://www.emsien3.com/letvi от ЕМСИЕН-3
Дървени талпи http://www.emsien3.com/талпи от ЕМСИЕН-3

                                                                                    Copyright © 2014 ADEM. Todos os direitos reservados.

 
 foto

Av. Eduardo Mondlane nº 1352.5º Andar.
C.postal nº 2952.Maputo.Moçambique.
Tel.: 258 21 302432 / 325160
Fax.: 258 21 324675
Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.